Qual é a importância da criatividade e como ela pode ser melhorada?

A importância da criatividade está presente em diferentes áreas da vida e, por isso, é fundamental que seja promovida desde a infância. As crianças que realizam atividades que as ajudam a desenvolvê-lo estão mais preparadas para enfrentar as situações do dia a dia.

A criatividade vai além de uma pintura, de uma escultura ou da composição de uma música. Tendemos a imaginar que pessoas criativas são aquelas que se vestem de maneira diferente ou que são grandes artistas. Embora essas pessoas tenham essa capacidade, isso não significa que ela se limite apenas a isso.

Importância da criatividade na resolução de problemas.

A importância da criatividade está ligada à capacidade de ver a realidade de múltiplas formas para criar, imaginar, propor e inventar. Graças a esta capacidade conseguimos inventar propostas, elementos ou soluções originais através de informações que já existem no nosso ambiente. A ação de “criar” nos leva a gerar algo novo para o mundo.

A criatividade é e tem sido importante para o ser humano porque é uma forma de subsistência. Ou seja, temos utilizado ao longo do tempo para resolver problemas e desafios que surgem, e isso nos fez deixar de lado a resignação ou “o impossível”, pois nos ensina que sempre há uma alternativa para resolver qualquer situação. Ela nos dá a capacidade de trabalhar com o que nos rodeia, conseguindo transformá-lo e melhorá-lo para dar origem a algo novo.

No entanto, embora todos possamos aumentar a nossa criatividade, há aqueles que podem ser mais imaginativos do que outros. Há também quem consiga agir e resolver rapidamente através de determinados estímulos. Por exemplo, em resposta a um estímulo, uma pessoa que está jogando basquete antecipa que errará o arremesso se o fizer de uma certa distância, portanto, deve procurar outra alternativa ou caminho para chegar ao gol com mais segurança. É assim que a importância da criatividade se reflete em diversos cenários de nossas vidas.

Atividades para aumentar a criatividade.

Ler e escrever histórias.
Seja na escola ou em casa, ler histórias para as crianças é uma atividade que as leva a sonhar e a criar. Olho! Isso não só ajuda a desenvolver a imaginação deles, mas também a sua. Portanto, reserve um tempo para seus filhos e dê asas à imaginação enquanto lê e sai da rotina diária. Você também pode criar uma história entre vocês dois, onde você usa personagens fictícios e busca um final divertido.

Ambientes de aprendizagem.
Os ambientes de aprendizagem são espaços de integração nos quais as crianças podem explorar e investigar, têm a oportunidade de interagir em torno de um interesse comum através de propostas lúdicas e criativas e assim descobrir capacidades e competências que muitas vezes desconhecem.

Visitar museus.
Ir a museus em família ou em grupos de estudantes para visitar exposições é uma atividade muito estimulante onde a mente pode voar enquanto aprecia a arte. Muitos desses espaços são gratuitos e contam com atividades para crianças e adolescentes.

Jogos de palavras.
Existem diferentes jogos de palavras que podem ser divertidos para as crianças. Por exemplo, você pode começar dizendo uma palavra para que eles respondam com outra palavra que comece com a última letra ou sílaba daquela que você acabou de dizer.

Atividades artísticas.
Se você incluir argila, desenho ou pintura, a liberdade de expressão é incentivada. Além disso, é divertido pois podem criar personagens, paisagens e figuras, sem restrições que os limitem. Em suma, a importância da criatividade vai muito além do que imaginamos.

A criatividade é a forma mais livre de autoexpressão. Não há nada mais satisfatório para as crianças do que poder se expressar abertamente e sem julgamento. A capacidade de ser criativo, de criar sensações e experiências pessoais, pode refletir e consolidar a saúde emocional das crianças. As experiências que as crianças vivenciam durante os primeiros anos de vida podem potencializar significativamente o desenvolvimento da sua criatividade.