Os benefícios da música para o desenvolvimento infantil

Misturas, ritmos, vozes e sons ajudam a criar conexões e despertar sentimentos no indivíduo, independente da idade. Mas, além de entreter e divertir, os benefícios da música para as crianças podem fazer a diferença na sua formação, educação e desenvolvimento de suas habilidades. O contacto com a música, especialmente a música clássica, ou com um instrumento musical desde muito cedo, favorece o desenvolvimento do seu sistema motor e da atividade cerebral, ao mesmo tempo que estimula a sua criatividade e imaginação, pois é o estímulo que mais ativa as partes do cérebro.

Quais são os benefícios da música para os pequenos?

A música tem efeitos positivos nos mais pequenos, seja através de um instrumento musical, cantando ou dançando:

Melhora a memória, atenção e concentração

Graças ao seu poder de evocação, a música aumenta a concentração, a memória e a atenção das crianças. Um menino ou uma menina com formação musical variada e constante, ou que utiliza a música para atingir seus objetivos, tende a memorizar com mais facilidade.

Estimula sua inteligência e melhora sua capacidade de resolver problemas matemáticos e raciocínios complexos

A música tem estreita relação com o alto desempenho acadêmico. A exposição precoce à música promove a atividade neural e ativa a parte do cérebro relacionada à leitura e à matemática.

É uma forma de se expressar e melhorar a expressão corporal da criança

A música fornece um meio de expressão de qualquer sentimento ou emoção. Através de um instrumento musical, de uma música ou de uma dança, você pode canalizar energia e sentimentos, além de estimular o gosto pela diversidade.

Apresenta os sons e significados das palavras

A música fortalece o aprendizado e contribui para melhorar a linguagem, além de favorecer a discriminação auditiva. Além disso, a repetição de músicas incorpora novo vocabulário e o ritmo os ajuda a repetir frases complexas. Aprendizagem divertida, dinâmica e espontânea.

A música tornas as crianças torna mais sociais, pois lhes dá a oportunidade de interagir uns com os outros

Brincar, dançar ou cantar em grupo pode fazer com que o menino ou a menina perca a timidez e também estimula a interação com outras crianças e adultos, o que os ajuda a socializar. A música incentiva você a trabalhar em equipe, fortalecer e estabelecer novos vínculos e comunicar suas ideias com fluência.

Estimula a criatividade das crianças

Outro benefício da música para as crianças é que ela desenvolve a criatividade e a imaginação das crianças, estimulando a área certa do cérebro, melhorando também a capacidade de realizar qualquer outra atividade artística.

Convida ao movimento e melhora a sua condição física

A dança e o movimento que a música inspira é um convite para melhorar o desempenho físico e promover o equilíbrio e o desenvolvimento muscular de meninos e meninas, adaptando o movimento do corpo aos ritmos, ajudando a potenciar o controle rítmico do corpo e a melhorar a sua coordenação motora e sentido espacial.

Melhora a saúde e alivia dores

Ouvir qualquer tipo de música fortalece o sistema imunológico, pois estimula a produção de anticorpos que combatem germes e bactérias. Além disso, estudos recentes mostram que alivia a dor.

Alivia o estresse, o medo e a tristeza e aumenta a autoestima

A música ajuda a coordenar a respiração e a relaxar o pulso, ajudando assim as crianças a relaxar e a aprender a controlar as suas emoções. Além disso, o poder evocativo da música significa que, ao ouvir canções alegres, as crianças melhoram o seu humor e se sentem mais felizes. Por outro lado, poder tocar ou cantar uma melodia ou dançar uma coreografia faz com que se sintam confiantes em si mesmos.

Ajuda a estabelecer rotinas diárias

Entre os benefícios da música para meninos e meninas está também o estabelecimento de rotinas, uma vez que as crianças associam certas melodias a determinadas atividades, o que estabelece as bases para a disciplina futura.

E aí, agora que você já sabe os benefícios da música, que tal aproveitar e ouvir aquela música preferida?